WhatsApp Image 2020-11-25 at 18-15-24.jpeg

A Mecatec uma empresa de Manutenção de Módulos de injeção eletrônica em Sinop MT, que atende à clientes de vários segmentos do mercado desde 2010;

Durante os dois primeiros anos foram de investimento de aparelhos para melhor lhe atender.

Atualmente já contamos com uma sede bem equipada e com profissionais altamente qualificados para atender a necessidade de pequeno, médio e grande Porte;

Buscamos sempre a excelência através dos nossos serviços, pois nossos clientes são nossa melhor referência!

Customizar para economizar

 

O remapeamento do módulo de injeção eletrônica garante melhor dirigibilidade, segurança e economia de combustível; sendo esse serviço  apenas um dos executados pela Mecatec, um verdadeiro laboratório especializado em mecatrônica automotiva em Sinop.

Quem tem um veículo sabe que, muitas vezes, ele não responde como esperado. Os exemplos vão desde aquela ultrapassagem que acaba demorando mais do que o previsto até aquela retomada mais lenta após passar por uma lombada. São situações de dirigibilidade que podem ser alteradas e customizadas por meio de um serviço bem moderno e especializado: o remapeamento do módulo de injeção.

 

Alterar os padrões de fábrica para aumentar o desempenho não é algo novo no mercado automotivo. Antigamente, em uma época em que a eletricidade era responsável apenas pela ignição do motor, a otimização de desempenho podia ser feita por meio de modificações no carburador. Com a entrada dos sistemas de injeção, essas alterações estão centralizadas no Módulo de Controle do Motor (Unidade de Controle do Motor, ou ECU).

 

O módulo é como se fosse o cérebro de um veículo. Quando o motorista vira a chave na ignição, é esse componente eletrônico que transmite um comando para que a bomba de combustível entre em funcionamento. Também é o ECU que recebe os sinais lidos pelos sensores do motor, e faz a análise das informações e decide quais os parâmetros de funcionamento mais adequados para aquela determinada situação a qual o veículo está sendo submetido.

 

As montadoras, via de regra, padronizam as programações do módulo para que os veículos funcionem bem em quaisquer condições. Por outro lado, deixam margem para uma customização dos parâmetros. “Remapear é uma opção que nós temos em arquivos automotivos e que traz uma melhor dirigibilidade para o cliente. Oferece um torque melhor para o carro em uma retomada de ultrapassagem, por exemplo. Permite que o veículo ‘responda’ mais rápido, sem alterar a velocidade final”, resume o proprietário da Mecatec Mecatrônica, Sílvio Garcia de Brito.

 

Ele explica que, com o funcionamento correto dos componentes e um menor esforço necessário para movimentar o carro, aumentando sua eficiência energética, é possível conseguir até mesmo uma economia de combustível. “Se você tiver uma condução precisa, vai conseguir êxito em economia de combustível. Não é uma lógica porque depende muito do condutor. Nós temos experiências, tanto de proprietários de carros, caminhões e máquinas agrícolas, que aumentaram consideravelmente a economia de seus veículos”.

 

Ainda que o remapeamento seja uma opção autorizada pelas montadoras, Sílvio ressalta que o procedimento é feito com base em normativas. “Nós não ultrapassa aquilo que é pré-estabelecido pela própria indústria. Os carros, na realidade, têm uma linha de montagem bastante interessante. Eles nunca trabalham no limite do que podem oferecer. Sempre têm uma margem que você pode melhorar. E dentro dessa margem, você nunca chega no máximo”.

 

Podendo ser feito na maioria dos veículos com sistema de injeção, o remapeamento é um procedimento considerado simples, mas que demanda ferramentas específicas, o que o torna altamente especializado. Na região Norte de Mato Grosso, além de oferecer esse serviço, a Mecatec atua como um verdadeiro laboratório automotivo, diagnosticando problemas nos sistemas eletrônicos e também dando subsídio às oficinas parceiras para que as manutenções sejam cada vez mais precisas.  

 

Ao longo de dez anos de atividade, a empresa nunca parou de investir em equipamentos de diagnósticos eletrônicos para todas as marcas, incluindo as importadas e com grande tecnologia agregada. “Se você pegar um Jeep, um Citroen, ou um Peugeot, por exemplo, e não tiver equipamento Adequado, que consiga trazer diagnóstico preciso, fica difícil trabalhar”, afirma Sílvio.

 

“Estamos alicerçados para dar suporte em todos os veículos, desde um Audi, uma BMW, até uma RAM, pois trabalhamos com equipamentos de precisão originais das montadoras. São 28 scanners, alguns com gama maior de ação. Estamos  muito bem preparados para atender, mas nunca paramos de nos reciclar, pois a tecnologia não para. Hoje, temos uma quantidade grande de veículos no mercado e os desafios são grandes. Cada dia tem uma coisa nova”, completa.

 

As ferramentas que a empresa possui também servem de suporte para o diagnóstico da linha pesada, como máquinas agrícolas e caminhões, um novo nicho que a Mecatec passou a atuar nos últimos anos. “Um exemplo é a linha Mercedes Benz caminhões, que diversificou o sistema de módulo. Se você não tiver o equipamento certo para trabalhar com essa linha, você não consegue um diagnóstico. É um Grande mercado em que estamos entrando. Temos um vasto leque de  parceiros e grupos de grande porte que já são nossos clientes. Nós temos procurado trazer o melhor, não só em serviços, como na opção da peças também, com a importação de equipamentos, ferramentas e módulos de injeção eletrônica, de caminhões a máquinas agrícolas”, afirma o proprietário da Mecatec.

 

A empresa iniciou as atividades em 2010, porém, a experiência de Sílvio na área automotiva começou bem antes. Natural do interior de São Paulo, Casado , Adventista do sétimo dia, Sílvio entrou no ramo de eletrônica em 1978. Depois de passar por Rondônia, onde atuou com instalação de aparelhos de som veiculares, e Mato Grosso do Sul, no ramo de auto-elétrica, “recomeçou” vida em Juara, cidade onde “voltou às origens” com a eletrônica, no início dos anos 2000, começando a trabalhar com os sistemas de injeção, ainda uma novidade na época.

 

Com a migração das atividades para Sinop, a parceria com grandes oficinas foi importante para o crescimento da empresa. “Tive a ideia de me aproximar de algumas oficinas elétricas e mecânicas”. O módulo de injeção eletrônica era algo novo, as pessoas tinham receio de colocar na sua mão um equipamento que, até então, era pouco conhecido. Havia poucas informações no mercado e muito especulação. Ainda tinha aquela percepção de que era algo intocável e tinha que mandar para São Paulo. Tive a benção de ter pessoas que confiaram no meu serviço e contribuíram muito para o meu crescimento. “Nós conquistamos, aos poucos, a credibilidade das oficinas”, relembra Sílvio.

 

Segundo ele, hoje, a Mecatec tem parceria com mais de 70% das oficinas de Sinop e região. A contrapartida são preços diferenciados, suporte em informações e apoio para o desenvolvimento dos profissionais que atuam na área. “Nós temos oferecido  muitos cursos para Sinop. No final do ano, Nós devemos trazer um curso voltado ao uso do osciloscópio e outro sobre um equipamento chamado transdutor. São ferramentas que auxiliam muito no diagnósticos das oficinas. Essas são contrapartidas que a empresa Mecatec traz para que nossos profissionais da região possam crescer”, afirma Brito.

 

A Mecatec, de acordo com o proprietário, também pretende expandir a área de diagnósticos terceirizados, funcionando como um laboratório automotivo para os parceiros comerciais. “Nós queremos facilitar a vida das oficinas”. Ser parceiro, tanto em diagnósticos, como ajudando com dúvidas. A Mecatec vai ser uma empresa parceira das oficinas. ” Não vamos executar serviços, mas vamos dar diagnósticos avançados”. Aproveitar os equipamentos que temos hoje, e oferecer um diagnóstico preciso para facilitar aos nossos parceiros, quanto ao cliente final.

 

Para isso, a empresa conta com uma sede física, localizada na avenida dos Jatobás, 1204, no Jardim Celeste, que tem 400 metros quadrados. Trabalham na Mecatec oito colaboradores, alguns com vários anos de empresa. Uma família formada por profissionais de manutenção, programadores e diagnóstico avançado.

 

“Algo interessante da nossa empresa é meus funcionários passam a ser parceiros. Todos têm uma participação. É um reconhecimento pela dedicação, pois somos gratos pela dedicação, pela convivência em momentos difíceis. Também não poderia deixar de agradecer a Deus pela oportunidade de exercer o talento. E à família, que foi muito sacrificada, nesse período todo. No princípio, minha esposa ainda ficava em Juara, e teve que ter bastante paciência e tolerância”, destaca Sílvio.

 

Atualmente, o campo de atuação da empresa vai de Cuiabá ao Sul do Pará, mas, graças à tecnologia, também já prestamos serviços remotamente. “Hoje temos clientes na Paraíba, Pará, Rondônia e São Paulo. Saber que podemos passar um pouco do nosso conhecimento através de prestação de serviços e atender uma gama cada vez maior de clientes nos deixa muito feliz. A tecnologia ficou muito legal nesse sentido, permitindo desenvolver, trocar informações e prestar serviços, tudo através de computador”, resume o proprietário da empresa.

 

 

Além de nossa loja física temos uma loja Virtual (www.mecatecmecatronica.com.br), no qual oferecemos grande variedade de Módulos de injeção eletrônica, como também painéis entre outras peças do sistema de injeção. Nossas redes sociais são alimentadas com dicas automotivas e promoções diferenciadas.

O atendimento é em horário comercial sendo de segunda a sexta-feira (não trabalhamos aos sábados*) e o telefone de contato é (66) 3515-7936 ou (66) 9 99988-7936.

 DSC06654.JPG




VÍDEO INSTITUCIONAL