O que é Reprogramação de ECU?
O que é a ECU?
Atualmente todos os veículos estão equipados com injeção eletrônica de combustível e possuem um computador central que controla todo o funcionamento do motor. Este computador é popularmente conhecido como módulo de injeção ou ECU (Electronic Control Unit).
A ECU está programada para receber os sinais lidos pelos sensores do motor, analisar estas informações e decidir quais os parâmetros de funcionamento mais adequados para aquela determinada situação à qual o veículo está sendo submetido.
Quantidade de combustível injetada, momento de ignição, posicionamento do variador do comando de válvulas, pressão de trabalho da turbina e os limitadores de torque são os principais parâmetros de funcionamento do motor que são calibrados pelo fabricante do veículo com base em um extenso desenvolvimento e estão gravados na memória da ECU.
O que é Reprogramação de ECU?
Esta reportagem tem o intuito de explicar o que é Reprogramação de ECU, como ela é realizada, seus principais benefícios e os maiores riscos com que devemos nos preocupar. O objetivo é tentar ajudar quem está buscando uma solução eficaz para aumento de torque e potência, esclarecendo as principais dúvidas sobre este assunto.
Atualmente a reprogramação de ECU se tornou um serviço muito requisitado para aumentar o desempenho do veículo por uma série de motivos: Sua execução é relativamente rápida, oferece baixo risco de quebra ao motor, muitas empresas oferecem o serviço com o devido suporte e possui um excelente custo x benefício, pois costuma entregar o ganho de potência prometido.
Para entender exatamente o que é a Reprogramação de ECU, vamos começar do início: Antigamente quando os veículos eram mais mecânicos e não tinham tantos componentes eletrônicos, o carburador era o responsável por alimentar o motor de ar e combustível e o distribuidor era o responsável por definir o momento correto da ignição em cada cilindro.
Qualquer modificação para aumentar a potência do motor, obrigatoriamente deveria ser acompanhada de um ajuste no carburador e no distribuidor, para adequar a alimentação de combustível e a curva de ignição às novas condições de funcionamento do motor.
Como funciona a Reprogramação de ECU?
Na reprogramação de ECU todos estes parâmetros são modificados com o objetivo de aumentar a entrega de torque e potência em determinadas situações e também adequar o funcionamento do motor aos upgrades mecânicos instalados.
O serviço que nós chamamos de Reprogramação de ECU também é conhecido como: Chiptuning, Recalibração de ECU, Remapeamento de ECU, Remap ou simplesmente Chip de Potência. Todos os nomes se referem ao mesmo processo de alteração dos parâmetros de funcionamento do motor que estão salvos na ECU do veículo em busca de mais desempenho.
O desenvolvimento de uma nova calibração do software da ECU é um processo extenso e delicado, pois todas as modificações precisam ser realizadas com muito critério e testadas à exaustão, para garantir que o aumento de desempenho será linear e que não haverá riscos de quebra para nenhum componente mecânico original.
Cada empresa de reprogramação de ECU tem o seu próprio desenvolvimento e entrega resultados diferentes, pois os parâmetros de funcionamento do motor são alterados de acordo com a filosofia de cada empresa. Cabe ao consumidor final analisar os ganhos prometidos por cada empresa e se decidir pela reprogramação de ECU que mais se adequa ao seu perfil.