Programador de centrais: o que é e como funciona na prática?
O sistema de injeção
Antes de começarmos a falar sobre o programador de centrais, é importante falarmos sobre o sistema de injeção dos carros. Todos os veículos lançados atualmente são equipados com injeção eletrônica com o objetivo de oferecer melhor rendimento do motor e diminuir a emissão de gases poluentes.
O sistema de injeção conta com três grupos de componentes. São eles:
- sensores: esses são responsáveis por verificar pressão, velocidade, temperatura e proporção dos reagentes na queima do combustível;
- central de informações: é responsável por controlar todas as informações dos veículos, gerenciando o funcionamento do motor a partir das informações enviadas pelos sensores — é nela onde toda a reprogramação é feita;
- autuadores: são os responsáveis pela alimentação e queima do combustível no motor e alguns exemplos são injetores de combustível, bomba de combustível, bobina de faíscas, motor de passo e a ventoinha de arrefecimento — também trabalham a partir das informações enviadas pela central.
Como funciona o programador de centrais
Ao utilizar o programador de centrais, todos os componentes que citamos acima são modificados com o objetivo de aumentar o torque do veículo e sua potência. Esse serviço recebe vários nomes, como reprogramação de ECU, recalibração de ECU, remapeamento de ECU, remap, entre outros.
A reprogramação é feita a partir de um software com um computador conectado ao sistema do veículo e é específico para cada marca e modelo. O primeiro passo é acessar a central de registro de dados da injeção eletrônica do veículo (ECU) e entender como está funcionando no modo original.
Depois de analisadas as condições, é feito o reajuste neste software para se adequar à utilização e escolha do motorista. Existem vários modelos desse tipo de software disponíveis no mercado, então cabe ao mecânico pesquisar e escolher a melhor opção para seu dia a dia de trabalho.
Atenção! É preciso ficar atento a cada modelo de carro ao utilizar o programador de centrais. O ideal é que o mecânico se especialize para saber exatamente até onde pode modificar cada veículo para não prejudicar outros componentes, como o câmbio.
Todo esse processo é feito de forma rápida e prática — lembrando que é muito importante fazer testes antes de liberar o veículo para o dono.
É importante informar que essas mudanças não se aplicam aos carros carburados. Ou seja, os modelos mais antigos não aceitam o uso do programador de centrais. O serviço é exclusivo para carros injetados.
Equipamentos auxiliares
Além do programador de centrais, existem também alguns outros equipamentos ou acessórios que proporcionam mudanças no veículo.
O Rapid, por exemplo, é um chip cuja função é otimizar o torque. Existe também o Speed Booster que atua no processo de aceleração, minimizando o tempo de resposta ao aumento da velocidade.
Além desses, há também os filtros de ar, que permitem maior fluxo de ar para o motor. Os modelos diferenciados são laváveis, fazendo com que tenham maior durabilidade em relação aos convencionais.
Já para os carros turbo, o Dow Pipe é um equipamento que fica no lugar do catalisador. Entretanto, é importante informar que seu uso pode alterar a emissão de gases do veículo, então vale tomar cuidado na hora de optar por ele para garantir que não estará causando prejuízos maiores ao meio ambiente.
A alteração de escapamento, que também é muito procurada em oficinas, não altera a performance do carro. Atuam somente sobre a estética do veículo e alteram o ronco do motor.
Por fim, o coletor de ar frio, também conhecido como Intake, é uma forma de aumentar a potência do veículo. Aqui, é preciso ficar atento quanto à utilização do programador de centrais.
Dependendo da programação do sistema de injeção, o novo fluxo de ar causado pelo Intake pode confundir os sensores da admissão, atrapalhar o tempo de ignição e a injeção de combustível e admitir ar mais quente ao invés do mais frio. Por isso, é extremamente importante ficar atento à qualidade de instalação.
Vantagens de utilizar o programador de centrais
Para quem quer ter mais desempenho e economia de combustível de forma segura e sem modificar o motor do carro mecanicamente, utilizar o programador de centrais é uma ótima opção.
Hoje muitas oficinas já se especializaram nessa área e oferecem, além dos serviços gerias de mecânica, a opção de reprogramar as centrais. O programador de centrais pode ser utilizado em motocicletas e automóveis, inclusive os movidos a diesel, o que oferece uma gama maior de atendimento e procura.
É importante frisar que todo esse trabalho deve ser feito por profissionais capacitados. É possível encontrar vários cursos de utilização de programador de centrais para que você mantenha sua oficina e seus colaborados sempre atualizados. Em nosso site, por exemplo, você vai encontrar várias opções de cursos e produtos que vão auxiliar no seu dia a dia e na sua renovação como profissional.
O mercado das oficinas está cada vez mais competitivo, por isso ficar atento às novidades da área é extremamente importante — principalmente porque a procura por melhor performance em carros não se restringe apenas a um público jovem.
Os chamados carros de família também estão recebendo reprogramação nas centrais como forma de buscar um melhor custo-benefício para o dia a dia do dono e, também, melhorar o desempenho do veículo em estradas e viagens longas.
Caminhões e pequenas caminhonetes a diesel também podem utilizar o programador de centrais para melhorar o dia a dia do trabalhador. Por isso, como informamos anteriormente, é importante que o mecânico sempre busque pelos softwares que melhor atenderão seus clientes. De nada adianta você ter um grande público dono de caminhões, por exemplo, se seu software funcionar apenas em carros e motos.